Blog, Costura

Aos 7 anos, menina lança livro em defesa dos animais

O mundo encantado das crianças é povoado por bichinhos e elas os adoram, mas para uma escritora mirim de Brasília, respeitar e proteger os animais é muito importante.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ágatha Luiza Borba Barrocas tem sete anos, nasceu numa família vegana e vive com 12 cães e cinco gatos, todos resgatados das ruas. Apesar da tenra idade, ela já demonstra consciência com relação à necessidade de preservar a natureza e todos os seres que nela habitam.

Por isso acaba de lançar o livro Eu Gosto dos Animais que ela mesma escreveu e ilustrou de ponta a ponta e que fez questão de ter a renda revertida para o Santuário das Fadas – uma ONG do Rio de Janeiro que resgada animais domésticos e silvestres.

Ágatha com um de seus 12 cães e páginas de seu livro. Arquivo pessoal

“Ser vegana é respeitar os animais, ajudar a natureza, diminuir o desperdício de comida e água, diminuir a destruição das florestas e a poluição. Eu adoro ser vegana porque gosto de ajudar a natureza e os animais, e a comida é deliciosa. Eu também sou natureza”, diz a jovem escritora.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo Bruna Borba, mãe de Ágatha, o livro é feito com olhar, texto e ilustrações de uma criança para outras crianças: “Ela também tem a intenção de incentivar mais meninas e meninos a escreverem e quebrar um pouco dessa coisa de que crianças só se tornam alguém quando adultas e que não devem ser ouvidas”.

Aos 7 anos, menina lança livro em defesa dos animais 2
Ágatha com um de seus cinco gatos resgatados. Arquivo pessoal

Para alcançar mais crianças, Bruna criou uma vaquinha para doação do livro para bibliotecas comunitárias e educadores que não podem adquiri-lo. A venda do livro, a vaquinha e um vídeo da Ágatha lendo sua primeira obra estão neste link

Mas o talento de Ágatha não para por aí. A garotinha ainda toca bateria:

https://www.youtube.com/watch?v=vuS_EnQGm2c

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A mãe conta orgulhosa que Ágatha também é uma inventora nata: “São coisas simples. Ela costura, faz bonecos, ursinhos e muitos brinquedos de papelão, tudo com material reciclado”.

Aos 7 anos, menina lança livro em defesa dos animais 3
Alguns brinquedos inventados por Ágatha. Arquivo pessoal

A menina é muito inventiva. Vejam só:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ser uma criança vegana não é fácil num mundo de tentações com muitos salgadinhos e doces à base de ingredientes de origem animal. Mas segundo Bruna isso não tem sido problema para a Ágatha. Na escola, por exemplo, ela leva seu próprio lanche.

Cada vez mais as crianças estão dando excelentes lições de vida para os adultos e mostrando que um mundo melhor, mais solidário, mais respeitoso com os animais e sustentável é possível. Basta querer, né Ágatha!?

Aos 7 anos, menina lança livro em defesa dos animais 4