Pular para o conteúdo

Antiga fábrica de tecidos, de Paracambi, mostra que preserva o passado de olho no futuro | TV Rio Sul

Um dos cartões postais de Paracambi está completando 150 anos! A antiga fábrica onde funcionava a Companhia Têxtil Brasil Industrial, uma construção que produzia tecidos em algodão, com quatro andares e muitos metros.

Rovany Araújo foi até a cidade conhecer um pouco mais da história do local e entender como está nos dias de hoje. Para escolher Paracambi foram levadas algumas considerações, como a força das ferrovias, as cachoeiras, entre outros fatores que contribuam para a fabricação dos tecidos. Além disso, você sabia que o alvará para abertura da fábrica foi assinada pela própria Princesa Isabel?

Davi mostrou objetos e documentos históricos da fábrica — Foto: Reprodução/ ‘Revista + Plugue’

O coordenador do Centro de Memória da Indústria Têxtil, Davi Pereira Romeiro Neto, é quem mantém as histórias bem vivas e faz questão de relembrar. Ele mostrou um dos sistemas de elevadores antigos do local, que fazia a comunicação entre os setores, entre outros objetos e documentos, já que também foi funcionário da fábrica e se formou em química por conta do trabalho na área.

Em 1985, a construção foi tombada pelo Patrimônio Histórico, através do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, que reconheceu a importância da fábrica. Infelizmente 11 anos depois, precisou fechar as portas e encerrar suas atividades, mas deu lugar para o conhecimento. Agora, o espaço é ocupado por diferentes aulas.

10036332 Antiga fábrica de tecidos, de Paracambi, mostra que preserva o passado de olho no futuro | TV Rio Sul

A coordenadora da Escola de Dança Canto do Curió, Marcia Tregne, contou que as aulas de balé acontecem há 15 anos e contam com um vasto corpo docente, com aulas ministradas por ex-alunos, que já foram monitores também. Além da dança, aulas de teatro acontecem no espaço, com cerca de 250 alunos por semestre, aulas de música, com a Escola Villa-Lobos, centros de ensino como CEDERJ, FAETEC e IFRJ.

Projeto social de balé também é um dos destaques de aulas do local — Foto: Reprodução/ ‘Revista + Plugue’

Aulas de teatro são ministradas no lugar da fábrica de tecidos — Foto: Reprodução/ ‘Revista + Plugue’

Fonte gshow.globo.com

Todos os direitos reservados a seus autores

Conteúdo indexado da Internet de postagem pública

Caso deseje a remoção, envie este link e a prova de autoria para nosso email para exclusão.

Falar com Atendente
1
Fale Conosco
Fale conosco!