Pular para o conteúdo

Alta-costura inverno 2022: tudo que você precisa saber – Vogue

  • por

Backstage do desfile de alta-costura verão 2021 da Chanel (Foto: Anton Corbijn)

Data e formato
A temporada de inverno 2022 da alta-costura acontece entre os dias 5 e 8 de julho (a partir da próxima segunda-feira) e terá formato híbrido. Pela primeira vez em um ano e meio, grifes voltarão a fazer desfiles presenciais na couture (para plateias reduzidas), incluindo Dior, Chanel e Armani Privé, com transmissões ao vivo. 24 marcas optaram por continuar se apresentando digitalmente mesmo com o afrouxamento das restrições, entre elas Fendi, Giambattista Valli e Viktor & Rolf

Destaques
Um dos momentos mais aguardados é o retorno da Balenciaga à couture após 53 anos. A grife causou burburinho ao deletar todas as imagens do seu Instagram e especula-se que seja por conta da apresentação. O desfile ao vivo, que marca também a estreia de Demna Gvasalia no segmento, acontecerá no dia 7 na histórica sede da marca na Avenue Georges V, em uma versão restaurada do salão de alta-costura original do fundador Cristóbal Balenciaga, que estava fechado há mais de meio século. 

Outro highlight promete ser a coleção de Chitose Abe da Sacai criada para a Jean Paul Gaultier – primeira convidada do projeto de rodízio de designers na direção criativa da marca após a aposentadoria do estilista da passarela, em janeiro de 2020. Devido à pandemia, o desfile foi adiado duas vezes.

Estreias
O estilista da Pyer Moss, Kerby Jean-Raymond, fará seu début na alta-costura como designer convidado da Chambre Syndicale de la Haute Couture. Ele encerrará a semana com um desfile digital, tornando-se o primeiro estilista negro americano a participar da programação.

Desfiles paralelos
Fora do line-up oficial, Pieter Mulier (que foi braço direito de Raf Simons na Jil Sander, Dior e Calvin Klein) estreia na Alaïa, apresentando couture e ready-to-wear no dia 4, na véspera do start oficial da temporada (às 16h do Brasil). 

Marca que sempre emociona, a Valentino optou por se apresentar em Veneza no dia 15 para um pequeno grupo de convidados, com desfile transmitido ao vivo.

Onde assistir?
Na plataforma digital da Fédération de la Haute Couture et de la Mode (acesse pelo Instagram @hautecoutureweek) e nos sites e redes sociais das marcas.

Abaixo, confira o line-up completo:

Line-up alta-costura (Foto:  )

Line-up alta-costura inverno 2022 (Foto: )

Line-up alta-costura (Foto:  )

Line-up alta-costura inverno 2022 (Foto: )