Acompanhe o dia das eleições municipais em Americana, Santa Bárbara e região

  • por

Região

Reportagem do LIBERAL acompanha o dia da votação nas cinco cidades da Região do Polo Têxtil

Por Talita Bristotti

15 nov 2020 às 07:11 • Última atualização 15 nov 2020 às 09:08

O Grupo Liberal montou um esquema especial de cobertura para este domingo de eleições. A cobertura começa a partir de 7 horas, com a programação nas rádios FM Gold 94.7 e Clube AM 580, e o acompanhamento dos principais pontos de votação de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e dos outros municípios da RPT (Região do Polo Têxtil).

Siga com a gente!

8h50: De acordo com o G1 Campinas, o candidato à Prefeitura de Campinas, Artur Orsi (PSD), anunciou que não votará neste domingo por estar com sintomas gripais. A orientação é ficar em casa se o eleitor tiver sintomas que se assemelhem à Covid-19.

8h40: Na Escola Heitor Penteado, em Americana, houve mais um registro de uma pessoa que escorregou pelos santinhos. Os populares estão se reunindo para limpar a calçada.

8h20: Nove das 11 pesquisas de intenção de votos realizadas em Americana e registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) serão investigadas pelo MPF (Ministério Público Federal). O motivo é que elas foram financiadas com verbas dos próprios institutos de pesquisa. As próprias empresas pagarem pelas pesquisas não é algo ilegal, mas que o aumento dessa prática em 2020 merece atenção. Entenda.

8h00: Uma idosa escorregou nos santinhos na Escola Estadual Heitor Penteado, em Americana. Ela caiu nas escadas em frente da escola. De acordo com os fiscais, não houve fila no início da votação, a espera é pouca e não houve aglomeração.

Idosa escorregou nos santinhos esparramados na Escola Heitor Penteado – Foto: Isabella Holouka / O Liberal

7h55: As medidas de segurança contra a Covid-19 no Ciep da Praia Azul, em Americana, estão sendo cumpridas. O eleitor entra por uma porta e sai por outra, e a escola está com faixas para delimitar o distanciamento entre as pessoas.

CIEP da Praia Azul colocou fitas para delimitar o distanciamento entre os eleitores – Foto: Paula Nacasaki / O Liberal

7h30: No CIEP São Gerônimo, em Americana, a fila começou com cerca de 45 pessoas e a espera, segundo os fiscais, está de 20 minutos. As calçadas também amanheceram com santinhos nas ruas.

7h20: Lembrando que a pandemia trouxe novas regras para a votação. Uso de máscara é obrigatório para o eleitor e é aconselhável que você leve sua própria caneta para registro de presença no caderno de votação. Veja outras dicas.

7h00: os colégios eleitores foram oficialmente abertos para as eleições. Na escola PAZ (Prefeito Antonio Zanaga), em Americana, amanheceu com filas e muitos santinhos espalhados pelas ruas.

Movimentação na escola PAZ, em Americana – Foto: Paula Nacasaki / O Liberal