Blog, Costura

10 Dicas que vão te auxiliar a economizar

Um dos maiores desafios de qualquer pessoa é conseguir economizar, principalmente quando a renda é justa e as contas mensais não param de chegar. Mas isso é plenamente possível quando se conhecem algumas estratégias interessantes.

Ninguém está livre de passar por imprevistos. Mesmo que o salário recebido seja adequado para manter os custos quitados, podem acontecer situações inesperadas, que vão exigir gastos extras.

Além disso, ter uma reserva financeira é importante para todos, garantindo maior segurança e livrando a família de possíveis apuros.

De fato, é sempre importante encontrar meios de ganhar melhor, seja investindo na educação ou conseguindo a tão sonhada promoção de cargo na empresa. No entanto, essas possibilidades não excluem a necessidade de economizar.

Isso porque há várias demandas que surgem e que precisam ser solucionadas rapidamente, como uma impermeabilização de piscina de concreto armado para uma pessoa que trabalha dirigindo e precisa estar com os documentos em dia.

Se um quadro de saúde também exige que se gaste mais com medicações e tratamentos específicos, é uma reserva financeira que pode ajudar em momentos como esse.

Mas, mesmo na rotina, é importante ter controle sobre cada compra realizada. Isso porque é possível identificar onde se está gastando mais dinheiro e cortar esses custos a mais para evitar o acúmulo de dívidas.

Sendo assim, é fundamental entender o que pode ser feito para diminuir gastos e garantir que uma quantia a mais esteja sempre disponível.

Por isso, se você reconhece a importância de economizar e quer conhecer dicas que podem ajudar nessa tarefa, siga na leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto.

1. Use um aplicativo para registrar gastos

Já existem vários recursos tecnológicos para quem quer ter um maior controle das finanças, que ajudam a registrar todos os gastos efetuados no dia a dia.

Em vez de ter um caderno para escrever cada quantia que foi usada na rotina, é possível aproveitar as vantagens que um aplicativo de controle mensal pode trazer. Algumas das principais funcionalidades deles são:

Registro de entradas financeiras;

Registros de contas;

Controle de compras parceladas;

Gráficos e resumos mensais;

Entre outros.

Com isso, qualquer lançamento, seja um serviço de impermeabilização de piscina de concreto armado ou uma compra de farmácia, pode ser visto no aplicativo, dando uma visibilidade ampla do dinheiro que há disponível e de quanto já foi utilizado.

2. Separe gastos fixos mensais e os esporádicos

Para saber o quanto você está gastando a mais por mês, é essencial ter devidamente separados os custos fixos de todos os meses e aqueles que são eventuais, justamente para entender onde é possível economizar.

Se a família está gastando uma quantia além do desejado com refeições fora do lar, ela precisará se organizar para diminuir esse tipo de custo, de maneira que a renda da casa seja melhor aproveitada.

Porém, se a residência sofreu uma pane de eletricidade e foi necessário recorrer a uma reforma elétrica apartamento, apesar de ser um custo não previsto e eventual ele foi necessário, e deve ser considerado como tal.

Por isso, saber como economizar no que é possível, é um passo importante para que as finanças da família sejam estabilizadas.

3. Não deixe de pagar as contas em dia

Um custo totalmente dispensável e que deve ser evitado é o das multas por atraso de pagamento. Mesmo que em alguns casos eles sejam muito baixos, esse é um valor que também merece ser economizado.

Sendo assim, não deixe de quitar as contas da casa nos dias corretos, mantendo o controle dessas datas em uma planilha, ou mesmo cadastrando-as em débito automático na sua conta bancária.

Dessa forma, você consegue poupar uma pequena quantia, que será somada à sua reserva de emergência e que poderá ser melhor utilizada em uma situação necessária.

4. Evite gastar mais do que você ganha

Alguns dos grandes vilões que podem comprometer as suas finanças e fazer com que você gaste mais do que tem, é utilizar limites concedidos pelo banco, como o cheque especial. O cartão de crédito, quando utilizado de forma incorreta, também pode ser prejudicial.

Por isso, se você precisa realizar um serviço de impermeabilização de laje com silicone, por exemplo, e essa necessidade não é urgente, uma dica é juntar o valor do serviço, evitando parcelamentos que podem prejudicar as suas finanças futuramente.

O mesmo deve ser aplicado na compra de eletrônicos, roupas e outros artigos que precisam ser adquiridos, de maneira que sempre haverá controle sobre o quanto pode ser gasto, ajudando nas economias da casa.

5. Faça pesquisas e aproveite promoções

Ainda na mesma linha da dica anterior, uma maneira prática e eficaz de economizar é fazer pesquisas antes de adquirir qualquer produto. Com a facilidade que a internet oferece, isso fica ainda mais simples.

Afinal, é possível comparar o valor de um chuveiro eletrônico pressurizado em vários sites, de forma que aquele que apresentar valores atrativos e frete econômico deve ser o escolhido.

Ao fazer uma pesquisa em datas diferentes, também é possível encontrar promoções em várias lojas que desejam renovar o seu estoque e estão liquidando os produtos com descontos consideráveis.

Por fim, não deixe de considerar o pagamento à vista, que em muitas situações pode ser uma opção econômica e atrativa.

6. Sempre compare o custo-benefício

Nem sempre a marca mais famosa vai ser a mais vantajosa para o consumidor. Apesar de elas serem conhecidas pela sua qualidade, há diversas concorrentes no mercado que podem oferecer produtos bons e com preço interessante.

Isso é válido tanto para a compra de uma luminária led cozinha quanto para alimentos, sendo importante que se considere comprar itens mais econômicos que podem apresentar vantagens atrativas.

Sendo assim, se você sempre teve preferência por consumir produtos de marca, não deixe de considerar a comparação do custo-benefício de outras alternativas do mercado e seja surpreendido por uma economia considerável nos seus custos.

7. Renegocie dívidas

Se você tinha uma dívida antiga de cheque especial e fez um acordo com a instituição bancária, mas sabe que os valores de juros permaneceram altos, é fundamental considerar outras maneiras de quitá-la e diminuir esses encargos.

Para isso, é necessário comparar valores de empréstimos pessoais e de outras modalidades disponíveis para você, conseguindo, assim, quitar uma dívida pesada e arcar com as mensalidades de uma dívida com juros mais suaves.

Assim, o dinheiro excedente que estava sendo utilizado pode ser direcionado para a sua poupança, ajudando nas economias da família.

8. Tenha metas para poupar

Uma sugestão interessante para conseguir economizar uma quantia todos os meses é determinar essa ação como uma obrigação.

Sendo assim, em vez de esperar para ver quanto sobrará no final do mês, estipule um valor para investir mensalmente, de forma que ela se torne uma obrigação, tal como as contas de eletricidade ou de água da sua casa.

Dessa forma, a possibilidade de não conseguir juntar uma quantia é diminuída, e você terá a tranquilidade de saber que está poupando todos os meses.

9. Faça você mesmo

Em vez de gastar altos valores com alguns tipos de serviços, considere a alternativa de fazer você mesmo um determinado processo.

Um exemplo disso pode ser a renovação ou a transferência de cnh para outro município, já que muitas vezes o valor do investimento na contratação de um profissional pode superar as suas expectativas.

Com isso, você não só economiza um valor considerável, como também aprende novas atividades e pode auxiliar amigos e parentes que vão passar pela mesma situação.

10. Consiga uma renda extra

Se você se considera habilidoso para algumas tarefas específicas, como costura, preparo de refeições ou mesmo em aplicação de forro de gesso inclinado, utilize esse conhecimento para fazer alguns trabalhos extras que vão trazer uma nova renda.

Ao se comprometer em pegar atividades como freelancer, você conquistará um quantia mensal interessante, que também poderá ser aplicada em uma poupança ou em outros tipos de investimento, de modo a economizar e potencializar as suas reservas.

Economizar te ajuda a realizar sonhos

A decisão de economizar pode trazer uma série de vantagens para a vida das pessoas.

Com isso, elas não só vão aprender a ter um domínio maior sobre as suas vontades de gastar dinheiro, bem como descobrirão os benefícios de ter uma quantia poupada.

Assim, em situações inesperadas, como a perda de emprego ou de um gasto maior do que o previsto em uma determinada circunstância, elas terão meios de solucionar os seus problemas sem prejudicar a sua vida financeira.

Mais do que isso, a economia ajuda na realização de sonhos. Por isso, se você sempre quis comprar um imóvel, um carro, fazer uma reforma, viajar para um destino internacional ou mesmo ter um celular mais moderno, esse pode ser o meio de conseguir.

Então, não deixe de seguir as dicas abordadas neste conteúdo e aprenda a economizar com maior facilidade, podendo alcançar os seus objetivos no curto, no médio e no longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.