Diferenças entre Overloque, Interloque, Ponto Cadeia e Ultralock

Qual a diferença entre overloque, interloque e ultralock?

Muitas pessoas têm curiosidade em saber qual a diferença entra a Overloque (overlock), Interloque (interlock) e Ultralocke também da Overloque Ponto Cadeia.

Resolvi pesquisar um pouco e fazer um post para tentar esclarecer nossas dúvidas.

São máquinas de costura que realizam simultaneamente a costura e o chuleio (acabamento das bordas para que não desfiem). São utilizados pelo menos dois grupos de fios, sendo que um alimentado pela agulha e o outro pelo looper. Também possuem faca ou facas, que cortam o tecido e ou rebarbas do tecido no momento da costura.

Nos loopers passam os fios ou as linhas.

Na agulha passa apenas a linha.

No caso da overloque doméstica que na verdade é a ultralock (mais abaixo explicações sobre)

Pode ser usado também a linha tradicional no looper, a mesma que vai na agulha, mas com tudo, apenas para tecido plano. Isso porque nas malhas é necessário os “fios” ou linha para overloque  passem nos looperss para que haja elasticidade. Senão quando a malha for esticada os pontos se quebram.

A overloque – pode ser industrial ou semi industrial tem apenas uma agulha e trabalha com 3 fios, 2 linhas de overloque que passam pelos looperes e 1 linha comum que passa pela agulha.

Exemplo de Overloque Singer abaixo e seu respectivo ponto

Interloque – trabalha com duas agulhas. Utiliza 4 fios. Além de fazer o que a overloque faz, ela faz um ponto de segurança um pouco mais afastado. Ideal para costuras pesadas e robustas que necessitam de uma estrutura própria para serem fixadas, garantindo segurança.

Interloque industrial e seu respectivo ponto abaixo

ultralock – é máquina de costura doméstica que permite o ajusto de pontos, mais largo, mais estreito, você pode ter o ponto de overloque e o ponto de segurança, mas não tão afastado como o da interlock. Chamado de ponto cadeia. Então ela tem 2 agulhas. Podendo trabalhar com 2 fios e 2 linhas. Que tem como resultado este ponto.

.

Se tirar uma das agulhas da ultralock, terá o ponto comum da overloque
Com apenas 1 agulha e um fio no looper

Outra imagem dos pontos da ultrack que mostrei a cima, mais um outro ponto no final, que é a bainha enrolada. Feita com apenas um agulha, estreitando bastante o ponto e diminuindo o tamanho.

Vídeo bem interessante que mostra sobre a variedade dos pontos da Ultralock da Singer, mas que acaba sendo para as ultralocks de outras marcas também.
Uma outra variação, é a Overloque Ponto cadeia. Também trabalhando com 2 agulhas, 2 linhas e 2 fios, forma o ponto cadeia, com ponto de reforço, sendo que este reforço fica no meio da costura da overloque, como abaixo. Indicada para tecidos muito elásticos, mas que requerem uma forte união, como moda praia, academia, e outros.
Ponto da Overloque Ponto cadeia
Resultado de imagem para overloque ponto cadeia
Créditos: Josy Petite http://sevirandocomcostura.blogspot.com/2014/09/qual-diferenca-entre-overloque.html . Com alterações, correções e adições pela Equipe da Ceará Máquinas.

Comentários

comentarios